quarta-feira, 1 de julho de 2009

Projeto : Arco Iris.



Não basta só transmitir informações .


Apesar dos problemas, a escola é ainda, o espaço fundamental para a formação em nossa sociedade. É ela que promove a ligação entre o saber formal e o saber da comunidade, aquele que passa de geração para geração. Para que isso ocorra, o processo ensino - aprendizagem, deve considerar o universo cultural do jovem e propiciar o estabelecimento do maior numero possivel de relações entre esse universo e os novos conhecimentos.


Isso significa que a articulação entre contéudo e forma deve ser uma preocupação constante de quem ensina. Portanto, apenas a transmição de informações não é suficiente. É necessário propor diversas situações em que elas possam ser trabalhadas pelos alunos para que efetivamente delas se apropiem.


Portanto, o projeto cultural realizado na E.M.E.F. Geraldo Emídio Bezerra envolveu toda comunidade Escolar Ensino Fundamental e EJA na sua desenvoltura no momento em que no afã de conhecer os históricos das danças: Hula Hula;


Quadrilha; Capoeira; Carimbó, no espaço educativo, o conhecimento acontece de forma ativa e critica quando o aluno interpreta lendo e escrevendo o histórico pesquisado nas TICs, entrevistas com a familia, vizinhos, colegas, apliando assim os seus conhecimentos prévios, relacionando-os com o saber formal, comum a todos e fundamental para compreenção do mundo, vivenciando assim, novas formas de construção do conhecimento, com a culminância na tarde cultural (Arco Iris) com a realização das danças, praça de alimentação (comidas típicas) com dedicação e participação dos professores, pais, coordenação, apoio técnico e administrativo, conselho escolar.




Nenhum comentário:

Postar um comentário