quinta-feira, 2 de julho de 2009

Mensagem de Incentivo -


Bolo Vencer .

Ingredientes da massa:

- Alunos;

- Funcionários em gestão compartilhada;

- Limitações, paciência, gentileza, humildade, respeito, altruísmo, honestidade, experiência, maturidade, serenidade, clareza nas decisões, liderança, indicadores e metas.

Recheio:

- Compromisso, otimismo, transparência, interação, alicerce, possibilidades, ética, construção, planejamento, ação e superação.

Cobertura:

- Contribuição, educação de qualidade, coletividade, ideais, atitude

Medidas:

- A mesma que Santo Agostinho diz; " A medida do amor é não ter medida "

Preparo (curto, médio e ou a longo praso):

1° momento: Com um pouco mais de missão do que de profissão, adicionamos a maturidade de Hellem Kelly (nascida cega) " Ninguém jamais concordará em rastejar se sentir um impulso para voar alto ".

2° momento: Juntamos à primeira mistura, porções de otimismo, no intuito de lançar o desafio e dar a consistência com toque de leveza e a transparência de algo delicioso de se degustar, compreendendo o presente e propondo alternativas para melhoria da qualidade de vida e construção de uma sociedade mais justa, pois quem sabe faz a hora, não espera acontecer (Geraldo Vandré).

3° momento: Com a massa mais consistente, agregamos à ela de forma atenta e aquecida, gestão compartilhada para que alunos, servidores, pais, conselho escolar, consciente do seu papel, respeitando suas limitações faça a diferença na construção do valor social da Educação (Acesso, permanência, qualidade). A massa cresceu e deu àgua na boca (sucesso).

4° momento: Em um espaço a ser gestado, de preferência aderente, com autonomia, espalhamos a massa com ética e colocamos para caramelar com fé e a médio prazo (fomos ousados e porque não ?)

5° momento: Recheado o bolo, regado com calda de competência, temos: Isaias, Tatiane, Silem, Kézia, Delma, Elzirene, Ana, Vanderléa, Leidamar, Dalva, Marlene, Rogério, Albertina, Mislane, Marcilene, Sueli Matias, Valdemir, Sueli, Fábio, Cristiane, Silmara, Aparecida, Gonçalina, Edson, Marcela, Oislan, Elias, Lucivan, Osvaldo, Andréa, Sandra, Merceli, Vagner, Raphael e Maria da Conceição (servidores da escola).

Dedicação:

Como gestora da E.M.E.F Geraldo Emidio Bezerra, dedico uma fatia desde bolo a cada um de nós que formamos esta familia educativa escolar, lembrando que a fátia que me cabe tem tido um sabor de alerta, pois tem me propiciado definir problemas e indentificar soluções, uma vez que a minha equipe, que é talentosa, me conduz a servir com motivação, o mais ... BOM APETITE !

Informes.


Aconteceu em nosso município a COMUE - Conferência Municipal de Educação com abertura dia 30 / 06 e realização dia 1º do 7 , no centro de convenções e cursos com pré-conferências realizadas em plenárias escolares com reflexões e propostas nos seguintes eixos temáticos; I - Papel do Estado na garantia do direito à Educação de Qualidade. Organização e regulamentação da Ed. Nacional; II - Qualidade da Educação, gestão Democrática e Avaliação; III - Democrátização do Acesso, permanência e Sucesso; IV - Formação e valorização dos Profissionais da Educação; V - Financiamento da Educação e Controle Social; VI - Justiça Social, Educação e Trabalho: Inclusão, Diversidade e Igualdade particípe.

Espaço aberto para a comunidade parceira.


- Ensaio do Grupo folclorico Explosão Bela Vista ( parceiro da escola ) aos sábados e domingos à tarde;

- Encontro com o Grupo de jovens Desbravadores da Igreja adventista aos Domingos pela manhã;

- Capoeira com adultos, terça, quarta, quinta à tarde;

- Evento religioso com a Igreja assembléia de Deus " escola biblica nas férias " das 8:00 às 12:00 hr nos dias 24/25 e 26 de julho.

quarta-feira, 1 de julho de 2009

Projeto : Arco Iris.



Não basta só transmitir informações .


Apesar dos problemas, a escola é ainda, o espaço fundamental para a formação em nossa sociedade. É ela que promove a ligação entre o saber formal e o saber da comunidade, aquele que passa de geração para geração. Para que isso ocorra, o processo ensino - aprendizagem, deve considerar o universo cultural do jovem e propiciar o estabelecimento do maior numero possivel de relações entre esse universo e os novos conhecimentos.


Isso significa que a articulação entre contéudo e forma deve ser uma preocupação constante de quem ensina. Portanto, apenas a transmição de informações não é suficiente. É necessário propor diversas situações em que elas possam ser trabalhadas pelos alunos para que efetivamente delas se apropiem.


Portanto, o projeto cultural realizado na E.M.E.F. Geraldo Emídio Bezerra envolveu toda comunidade Escolar Ensino Fundamental e EJA na sua desenvoltura no momento em que no afã de conhecer os históricos das danças: Hula Hula;


Quadrilha; Capoeira; Carimbó, no espaço educativo, o conhecimento acontece de forma ativa e critica quando o aluno interpreta lendo e escrevendo o histórico pesquisado nas TICs, entrevistas com a familia, vizinhos, colegas, apliando assim os seus conhecimentos prévios, relacionando-os com o saber formal, comum a todos e fundamental para compreenção do mundo, vivenciando assim, novas formas de construção do conhecimento, com a culminância na tarde cultural (Arco Iris) com a realização das danças, praça de alimentação (comidas típicas) com dedicação e participação dos professores, pais, coordenação, apoio técnico e administrativo, conselho escolar.